Cultura Afro-brasileira e Indígena
A DiVERSIADE é o que nos faz BRASILEIROS.
A Escola Igardene Fonteles de Araújo é sabedora da importância de termos preservada a cultura dos povos que foram a base da nossa formação, além de preservar a convivência respeitosa e pacífica das diferenças que todos nós temos. Na busca desse objetivo trabalha de forma interdisciplinar as Leis nº 10639/03 e Lei nº11.645/08, construindo valores de respeito e valorização das tradicões e enaltecimento das múltiplas variações etcnas que constituem a formação do nosso povo
AÇÕES REALIZADAS PELA ESCOLA PARA DESENVOLVER A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Objetivo
· Conhecer, entender, enaltecer e respeitar a cultura africana e indígena como um dos pilares de construção da diversidade cultural brasileira.
Objetivos específicos:
· Mapear a presença das manifestações da cultura africana e indigenas no cotidiano da comunidade escolar;
· Conhecer e preservar as manifestações culturais africanas e indígenas no cotidiano dos estudantes;
· Enaltecer a cultura africanas e indígena, orgulhando-se da mesma;
· Conscientizar que a diversidade cultural é uma característica do povo brasileiro;
· Elencar a cultura africana e indígena como um dos pilares de formação do povo brasileiro.
Atividades desenvolvidas
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Pesquisas e apresentações sobre os vultos negros mais importantes da história do Brasil
Os alunos desenvolveram pesquisas buscando na história do Brasil quais os vultos negros deram as mais significativas contribuições na construção da história do país. Os alunos pesquisaram na internet, livros de história desenvolvendo um mural que ficou em exposição nas galerias da escola e também apresentado na culminância do `Projeto As Cores do Brasil.
Os alunos fizeram pesquisas sobre as divindades africanas e como as mesmas sobreviveram apesar de serem proibidas no Brasil escravocrata e como são cultuadas hoje e quais as mais conhecidas. pesquisaram também sobre a mitologia africana e sua riquesa e como são retratadas na literatura e na música no cenário nacional. Os alunos fizeram um desfile trajando-se dos Deuses mais conhecido como também uma breve explanação de cada um.
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Apresentações de danças, desenvolvidas a partir da pesquisas de rítmos musicais nascentes da cultura africana.
Os alunos elaboraram pesquisas onde entrevistaram os alunos da escola para descobrirem quais os rítmos musicais que os mesmos mais gostavam e qual relação tinha com os ritmos africanos e indígenas. Do resultado da pesquisa os slunos construiram um DVD de músicas oriundas dos rítimos estudados com um encarte onde esta descrito cada rítmo musical que consta no DVD. Além disso foi montado uma apresentação de dança com algumas das músicas pesquisadas.
- Pesquisa da culunária afro e indígena que existe na comunidade
Os alunos pesquisaram junto as mães da comunidade quais os pratos da culinária afro e indígena eram ainda comum no dia a dia das famílias e com os dados foi feito um livro culinário onde estão descritaos os pratos que tem tradição afro e indigena e sua história.
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